A EMIA iniciou atividades em 13 de agosto de 1986 no prédio da antiga estação. A proposta inicial era composta em níveis com o atendimento a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Em 1987, com o sucesso das aulas e o aumento da demanda, a EMIA mudou-se para um prédio na praça Rui Barbosa, o Recanto, para que pudesse atender um número maior de alunos. Com a procura crescente, foram criados os núcleos no Jardim Novo I e Ypê I. Além desses, em 1989, foi anunciada a criação de um núcleo em Estiva Gerbi, à época distrito de Mogi Guaçu.
A partir de 1990, a EMIA passou a oferecer cursos para as mães dos alunos e muitos jovens e adultos também reivindicavam a mesma oportunidade. Com isto, em 1993 iniciava o processo que finalizaria em 1994, ano que todos os cursos passariam a serem realizados em formato de oficinas.
Neste mesmo ano, a EMIA muda para o imóvel ao lado da FEG (Fundação Educacional Guaçuana), local que hoje abriga a CETESB. Encerram-se os núcleos e cria-se o núcleo CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), no Jardim Santa Terezinha.
No ano 2000, a EMIA ganha novas instalações no Centro Cultural, onde se mantem até hoje. Atualmente oferece oficinas nas áreas de artes, expressão corporal e música.
No dia 25/09/2021 a EMIA recebe o nome da patrona “Prof.a Ivete Maria Bueno”.
Como funcionam as inscrições na EMIA
A EMIA oferece oficinas gratuitas em diversas áreas artísticas, como música, artes e expressão corporal, proporcionando um espaço para o desenvolvimento de habilidades e expressões artísticas. No entanto, devido à grande demanda e ao número limitado de vagas, pode ser que nem todas as oficinas estejam com inscrições abertas o tempo todo.
Lista de Espera
Quando as vagas estão preenchidas, os interessados podem se inscrever em nossa lista de espera. Essa lista é utilizada para preencher as vagas que surgem ao longo do ano, seja por desistências ou pela abertura de novas turmas. No entanto, é importante ressaltar que, em algumas ofiGinas, a lista de espera pode ficar temporariamente fechada. Isso ocorre quando o número de pessoas aguardando é muito superior à quantidade de vagas que podem ser disponibilizadas, o que acontece frequentemente em oficinas de maior procura.
Por que algumas lìstas de espera estão fechadas?
Algumas oficinas possuem um grande volume de inscritos e poucas vagas surgem ao longo do ano. Nesses casos, optamos por fechar temporariamente a lista de espera, pois já temos muitas pessoas aguardando e seria inviável adicionar novos nomes sem perspectiva de atendimento. Assim, quando a demanda for atendida ou houver uma nova abertura significativa de vagas, essas listas poderăo ser reabertas.
Chamada para Vagas Disponíveis
Quando houver vagas disponíveis para uma oficina, entraremos em contato com os inscritos na lista de espera, respeitando a ordem de inscriçăo, geralmente via WhatsApp. Se a pessoa não puder no horário oferecido, poderá permanecer na lista para futuras disponibilidades em outros horźrios.
Materiais e Instrumentos
Vale lembrar que, embora as oficinas sejam gratuitas, o aluno é responsável por adquirir seu próprio material para as aulas e, em alguns casos, o seu próprio instrumento musical. As especificações dos materiais e instrumentos necessários serão informadas no momento da inscrição ou no início das aulas.